segunda-feira, 8 de dezembro de 2008

GRITO ROCK SÃO CARLOS

Atualmente o projeto Grito Rock 2008 conta com 33 cidades dentre estas, 10 cidades são paulistas confirmadas para realização do Festival.
O Grito Rock é um festival que teve origem em Cuiabá em 2002. No ano de 2007 os organizadores deste, fizeram uma proposta diferente, queriam fazer um festival nacional, simultâneo e integrado de música independente. Há tempos nota-se uma crescente interação entre muitos núcleos produtores de cultura independente, devido a isso conseguiram agregar a este projeto 20 cidades, em 14 estados brasileiros. Esse foi o primeiro Grito Rock Brasil idealizado pelo Espaço Cubo e realizado por diferentes núcleos no Brasil todo.
Este ano a expectativa é maior. A movimentação para fazer do Grito Rock o maior evento da música independente, de forma organizada e integrada, já com 38 cidades brasileiras confirmadas para o Grito Rock Brasil 2008. Existe a possibilidade de se tornar o Grito Rock América do Sul. Dentre as cidades confirmadas destacam-se as capitais Cuiabá, São Paulo, Rio Branco, Belém, Macapá, Rio de Janeiro, Natal, Palmas, Goiânia, Campo Grande, Brasília, Porto Alegre, Florianópolis, Aracajú, João Pessoa, Belo Horizonte, Manaus. No estado de São Paulo já são 10 cidades confirmadas. Algumas destas cidades vêm buscando um fortalecimento do movimento da musica independente no estado, objetivando uma interação maior entre as mesmas, a capital e o país, através da criação de uma rede de trabalho coletivo, um circuito de intercâmbio e a produção de um portal referente a essas ações.
O interior de São Paulo tem mostrado um grande potencial dentro do cenário musical independente do país, o que criou um interesse por parte de produtores de todo o Brasil em realizar shows nessa região.
Em São Carlos, esse cenário tem crescido bastante nos últimos tempos e o Grito Rock 2008 é o momento ideal para a consolidação e o fortalecimento dessa cena musical. Outras cidades da região como Araraquara, Rio Claro, Ribeirão Preto e Serrana também realizarão o Grito Rock e será criada uma parceria entre as mesmas afim de facilitar a produção do festival e também criar uma circulação de bandas por estas cidades, fortalecendo assim a cena musical não apenas das cidades individualmente, mas da região como um todo. O Festival acontecerá em São Carlos no dia 5 de fevereiro (terça-feira de carnaval) no Armazém Bar. A programação será de 7 bandas no total, sendo 4 bandas de São Carlos e 3 bandas de fora. As inscrições estão sendo feitas via internet pelo e-mail gritorock.saocarlos@gmail.com. O Grito Rock São Carlos já conta com o apoio da Rádio UFSCar para divulgação, o próprio site comum para todas as cidades realizadoras do festival: www.gritorock.com e possui uma comunidade no orkut. Além disso, existe uma divulgação nacional do Grito Rock, que já é um festival consolidado no Brasil.

Nenhum comentário: