quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

Grito Rock São Carlos no pré-aquecimento...




O Grito Rock é um festival de bandas independentes, realizado anualmente no período do Carnaval e simultaneamente em várias cidades brasileiras (em 2008 contou também com municípios na Argentina e Uruguai). Idealizado em 2002 pelo Espaço Cubo, localizado em Cuiabá, o festival tem como principal objetivo o fortalecimento e a consolidação da cena independente musical.

Embora esta característica do evento seja por si só de extrema relevância, o festival também promove uma articulação e integração dos músicos, produtores e coletivos voltados à produção cultural, gerando um intercâmbio significativo de produtos culturais e, consequentemente, estímulo a agentes culturais em outras cidades para novas ediçõesdo evento.

Outro ponto que merece destaque é a participação de coletivos culturais realizadores do Grito Rock, que administrados segundo os princípios de autogestão, do cooperativismo e da economia solidária, atuam no sentido de impulsionar a produção cultural sob uma lógica onde os resultados são compartilhados por todos envolvidos no processo.

A realização do evento prioriza a formação de um rede cultural solidária, onde todos podem ser parceiros na teia de atores sociais impulsionadores do projeto, trocando serviços, apoios e habilidades artísticas, em prol de um evento que busca não só equalizar a renda derivada do evento, mas tornar a produção cultural autoral forte e circulante.

Em sua segunda edição em São Carlos, em 2009 o Massa Coletiva – Nucleo Cooperativo de Comunicação em Cultura, organizador no município, amplia as fronteiras da música e sedimenta a ambição em articular as organizações sociais do município calcadas na lógica da economia solidária. Para tanto, o festival sera realizado em dois dias – 23 e 24 de fevereiro – no Armazém Bar, localizado na Rua 7 de Setembro, no centro de São Carlos.

No segundo dia do festival ocorrerá na rua em frente ao bar uma feria municipal de economia solidária, totalmente aberta ao público, onde todos os coletivos e cooperativas da cidade apresentarão as suas metodologias de trabalho e os resultados de seus empreendimentos, abrindo espaço também para a venda e troca de mercadorias. Enquanto isso, os fanáticos por rock´n roll poderão curtir mais de quinze bandas de diversos estados do Brasil nos dois dias do evento, dentro do armazem bar.

Outra conquista do Massa Coletiva para o Grito Rock 2009 foi a parceria realizada com a Rádio UFSCar, emissora da Universidade Federal de São Carlos, e o Grito Rock Améria Latina. A partir do dia 25 de Janeiro – quando sai a lista dos selecionados para a edição sancarlense – a Rádio incluirá na programação as bandas selecionadas em todos os Gritos do país, informando o nome e cidade de origem da banda e em qual município irá tocar.

Com mais de 150 bandas inscritas apenas para o Grito Rock São Carlos, a curadoria do festival promete casa cheia aos selecionados, que terão como público os foliões que fugiram do tradicional samba enredo de carnaval.

Nenhum comentário: